Uma das perguntas mais comuns de quem tem dificuldades em falar em público é: o que é necessário eu fazer para me destacar?
E, diferente do que pensam, falar bem não é dom.
Ninguém nasce orador por natureza.
Embora algumas pessoas sejam menos tímidas do que outras, isso não é garantia de ter sucesso diante de uma plateia, se não desenvolverem as técnicas da oratória.
Neste trecho falo um pouco sobre o tripé do orador: decisão, técnicas e preparo.
1 - Preparo é indispensável para qualquer apresentação. Perguntas como, quem é meu público? O que esperam deste encontro? Como preciso me conectar com ele? E por último e não menos importante, qual o propósito dessa minha participação, jamais devem ser ignoradas.
2 - Técnicas da Oratória são necessárias para que a comunicação seja mais assertiva. Dominar o nervosismo, usar corretamente a voz e estar consciente da linguagem não verbal é mais do que meio caminho para um orador ter sucesso em seu objetivo.
3 – Decidir estar 100% disponível para aquele momento faz toda a diferença. Mostra cumplicidade com o público e prepara o corpo e a mente do Orador. É preciso decidir trilhar a jornada necessária para ser um grande comunicador.
Não esqueça: ‘a Oratória é uma grande escada, suba nela degrau por degrau.’
Quer um exemplo? Festa de aniversário.
Você reúne os amigos, cantam os parabéns para você e de repente alguém grita: discursooo, discursooo... Tá aí, a primeira oportunidade.
Minha dica: aproveite as situações.
Suba o primeiro degrau.
Fale nem que sejam duas ou três frases e se aproprie das pausas como combustíveis para a próxima aparição.
É assim que começaram os grandes oradores.
Você será mais um deles. Acredite.
Bóra começar?
Comments