top of page

A origem do 'branco'​ durante a fala




O que fazer se me der um 'branco' na hora de falar?


Essa é uma das perguntas mais frequentes em aulas de Oratória. Também pudera, né?


Quem nunca esqueceu alguma coisa quando estava diante de uma plateia, que atire a primeira mentira.


Antes de falarmos sobre a solução, vamos entender um pouco sobre o problema: a origem do 'branco'.


Somos mente e corpo, e se você está com pensamento de nervosismo, teu corpo entende. E o pior, te entrega. Portanto, o corpo não mente.


Veja um exemplo de como inicia o ciclo do pânico: 'tenho uma apresentação para fazer amanhã, às 09h, mas estou preocupado, sem domínio das técnicas da oratória e do pensamento. Acho que vai me dar um 'branco'. Resultado: pensamento ruim, comportamento péssimo.


Qual a solução?


Primeiro passo: busque autoconfiança escrevendo uma frase como: "Eu me preparei para este momento, portanto, estou confiante, sou bom no que faço e vou dar o meu melhor."

Segundo: utilize a técnica do empoderamento usando para aquela apresentação a roupa que te 'faz ser o melhor', que te 'engrandece' para os momentos desafiadores.


E por último e não menos importante, vá com medo e frio na barriga. Eles são os combustíveis para levar você cada vez mais longe na arte de falar bem.


Não esqueça: deu 'branco', devolva uma pergunta para a plateia, brinque com a situação, olhe para o roteiro que você preparou e SEJA VOCÊ MESMO.


Cada orador tem um estilo. Qual o seu? 

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page